Estatística de Fogo em Vegetação

Estatística de Fogo em Vegetação

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Turistas americanos perdidos na Floresta da Tijuca são localizados

Três turistas americanos que estavam perdidos na Floresta da Tijuca foram localizados na manhã desta quinta-feira pelas equipes do 1ºGSFMA.
Foram 14 horas de buscas e passaram a noite sobre uma pedra numa cachoeira com cerca de 15 metros de altura, contou o Tenente Coronel Wanius de Amorim, comandante do Grupamento Florestal, a repórteres que aguardavam o final do resgate próximo ao Hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá.




fotos Luis Otavio Moura Gaspar

Bombeiros resgatam americanos perdidos na floresta da Tijuca
FELIPE MODENESE
Colaboração para a Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u370301.shtml

Três turistas americanos que haviam se perdido na floresta da Tijuca, na zona norte do Rio, foram encontrados por volta das 7h desta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles sofreram escoriações leves e picadas de insetos, mas passam bem.

De acordo com Wanius de Amorim, comandante das operações de resgate, o médico Jamy Hernandes, 29, de Bufallo; o irmão dele, o consultor de negócios Gabriel Hernandes, 28; e o engenheiro Joseph Hogam, 28, os dois de Los Angeles; entraram na floresta da Tijuca --que é considerada a maior floresta urbana do mundo-- por volta das 10h de ontem e subiram por trilhas até o ponto mais alto da região.

Por volta das 16h, os turistas seguiram por um caminho sem indicações e não conseguiram mais voltar. Perdidos, eles telefonaram de um celular para o Consulado dos Estados Unidos, que acionou o Corpo de Bombeiros. O grupo de resgate chegou ao parque por volta de 21h, mas os turistas não foram localizados.

Os turistas passaram a noite em cima de uma pedra, na parte superior de uma cachoeira. Eles não beberam água nem conseguiram dormir.

Os bombeiros conseguiram contato com os turistas por volta de 1h desta quinta-feira. Outro grupo de resgate foi para o local e, com informações mais precisas, achou os americanos. "Por sorte eles tinham um celular", disse Amorim. "Se não tivéssemos alguns detalhes do local, o resgate demoraria bem mais."

O turistas americanos foram para o Rio para assistir aos desfiles das escolas de samba e decidiram fazer o passeio porque estão acostumados a fazer caminhadas em parques dos EUA. Eles usavam um mapa incompleto das trilhas da Tijuca retirado da internet. Por volta das 11h, os turistas foram levados para um hotel em Copacabana.

Nenhum comentário:

Responsabilidade Sócio-Ambiental

O Grupamento de Socorro Forestal e Meio Ambiente atuante na área de emergência em Combate a Incêndios Florestais, assegurando a prevenção, fiscalização, combate a incêndios e controle de queimadas, pratica a justamente manutenção do bem-estar do meio ambiente.
É preocupação constante do 1ºGSFMA em todas as atividades relacionadas à atividade-fim o impacto da sua atuação junto aos clientes, tomando medidas a fim de minimizar os reflexos negativos de cunho social e ambiental e considerando como premissa o embasamento legal de cada ação. É norma, em todos os planos emitidos pela Unidade, fazer referência à legislação que ampara a atividade.